segunda-feira, 28 de maio de 2012

Dicas para ficar em forma para o Verão

Quer estar em forma no próximo Verão e não sabe como?  Há dois factores fundamentais para conseguir o corpo que sempre desejou: uma alimentação saudável e equilibrada e a prática de exercício físico. Provavelmente já leu isto inúmeras vezes. Se calhar já experimentou e não resultou. Talvez tenha desistido. Já pensou que pode praticar desporto, ao mesmo tempo que se diverte?

Qual o local ideal para si?

Fazer exercício físico ao ar livre é uma ótima opção para se divertir enquanto cuida de si.  Contrate um profissional ou junte uns amigos e vá até a praia/paredão/jardim, andar de patins, caminhar ou andar de bicicleta. Assim, pratica desporto e não dá tanto por isso.

E se não é adepto do desporto ao ar livre, pode sempre optar por fazer um programa de treino em casa.
Pode fazer exercícios em casa, recorrendo à ajuda de programas de treino específicos.
O mais importante na escolha do tipo de exercício ou do local onde se vai praticar é divertir-se. Assim, garante que mantém a motivação para continuar a realizá-lo. O difícil mesmo é começar.

O ideal é praticar exercício 3 vezes por semana, mas se o seu objectivo é emagrecer deve aumentar para 5 vezes . É preciso cuidado com os exageros: recomenda-se 1 dia de descanso entre cada 2 a 3 dias seguidos de exercício.


É essencial seguir um plano definido se a sua meta é perder peso, aumentar de peso, ganhar resistência muscular, ou simplesmente tonificar os músculos.

Ficar em forma em menos de uma hora

Não tem tempo, nem paciência para ginásios? Então siga estes exercícios simples e eficazes, no conforto do seu lar, e vai ver que vai notar a diferença:

- Aquecimento/Alongamentos (5 minutos)
Prepara os músculos e as articulações e ajuda a evitar lesões.

- Exercícios de força (15 minutos)
Criam e fortalecem os músculos. Por exemplo, 2 séries de 10 ou 12 repetições de abdominais, flexões, agachamentos e levantamento de pesos.

- Actividade aeróbica/ cardiovascular (30 minutos)
Queima calorias e aumenta a resistência cardíaca. Pode optar por corrida, elíptica (se não tiver  problemas nas articulações), subir e descer escadas, saltar à corda, nadar ou mesmo dançar.

- Repetir os alongamentos iniciais (5 minutos)
O ideal é combinar os dois tipos de exercício: primeiro o de força e depois o cardiovascular, para gastar o máximo de gordura possível. Quando não se está habituado à prática de exercício é preciso começar com calma. É necessário respeitarmos os limites do nosso corpo. Com o tempo, ganhamos mais resistência e força e podemos ir mais além.

Somos o que comemos



Uma alimentação saudável e equilibrada é um factor-chave se quer perder peso ou se simplesmente quer ser mais saudável. Uma alimentação saudável é um elemento que não pode, de forma alguma, ser descurado se quer atingir a sua meta, por isso é imprescindível:

- Beber muita água (minimo de 1,5L por dia);
- Comer muita fruta e vegetais (cerca de 5 porções por dia);
- Ter uma alimentação variada e equilibrada;
- Comer de duas em duas, ou de três em três horas (evitando picos de açúcar no sangue);
- Reduzir o sal, gorduras, açúcares e álcool.

Se implementar estas dicas, evitando ao máximo um estilo de vida sedentário,vai ver que se vai sentir melhor consigo mesmo, e que isso se vai reflectir na sua qualidade de vida. O desporto, além de ajudar a prevenir diversas doenças, aumenta a auto-estima, o humor e o bem-estar físico e psicológico.

Ainda está parado? Mexa-se e divirta-se a fazê-lo!



Sem comentários:

Enviar um comentário